Uma questão que gerou bastante dúvida… afinal, o novo modelo de tomadas adotados no Brasil, é realmente mais seguro que o modelo antigo?
Visto que no Brasil existiam vários tipos de tomadas e plugues diferentes, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) criou a norma NBR 14136 que se refere à padronização de tomadas e plugues, de tal forma que pudessem garantir uma segurança do usuário no manuseio do equipamento, bem como eliminar o uso de adaptadores para a ligação dos plugues incompatíveis.
Existem dois importantes motivos para crer que esse novo modelo é de fato melhor que o antigo.
O primeiro fator determinante para tal é a obrigatoriedade do pino e furo de aterramento elétrico, que serve para quando o equipamento não for duplamente isolado.
O segundo fator que é um dos maiores diferenciais do novo padrão de tomada é o rebaixamento das tomadas. O local onde os pinos são encaixados fica rebaixado na tomada e por dentro da tomada os contatos também ficam mais no fundo. Este importante detalhe, não permite que ocorra a inserção parcial do plugue e o contato acidental, por exemplo. Ainda sobre a proteção do rebaixamento das tomadas, no modelo antigo, existe o risco de se colocar apenas um pino do plugue na tomada, o chamado contato unipolar. Já com este modelo novo padrão, não é possível ter este contato unipolar.
Equipe A3E Engenharia e Energia Solar.