[vc_row][vc_column]

É hora de mantermos as mãos bem unidas

Contrariando todas as orientações sanitárias para o momento de COVID-19, ouso dizer que é momento sim de manter as mãos bem unidas, até mesmo em um grande abraço. Não falo para que tenhamos o contato físico, bastante informado que é um vetor de contaminação do Corona Vírus, mas sim, é…

Ler mais...

Dia do Engenheiro Eletricista

A data do dia 23 de novembro foi escolhida como Dia do Engenheiro Eletricista no Brasil por ter sido nessa ocasião, em 1913, que o Instituto Eletrotécnico de Itajubá foi fundado. A homenagem a esses profissionais, com uma data dedicada a eles, foi oficializada em outubro de 2009, através da…

Ler mais...

Curiosidades: Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI)

O Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) tem a importante finalidade de prevenir incêndios, proteger vidas e patrimônios públicos e privados. Consiste em um conjunto de documentos e projetos, nos quais ficam registradas as medidas estabelecidas para proteger as edificações contra incêndio. O PPCI é uma exigência, através…

Ler mais...

Curiosidades: quais empresas necessitam de NR10?

A Normativa Regulamentadora estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem em instalações elétricas e serviços com eletricidade. A NR10 se aplica a todas as empresas públicas, privadas e demais…

Ler mais...

Energia Renovável em meio Rural

O agronegócio conquistou seu lugar na economia. No Brasil representa uma fatia significativa do PIB, garantindo e sustentando crescimento ano a ano com safras recordes e exportações em alta. Muita tecnologia está envolvida para que os índices de produtividade cresçam a cada nova safra, são novos implementos agrícolas, novas tecnologias…

Ler mais...

Dicas: quais os cuidados necessários com os enfeites de Natal?

Embora o dia correto de montar os enfeites natalinos seja no primeiro domingo do Advento, que em 2019 será dia 1º de dezembro, a ansiedade e o clima já começam a tomar conta dos comércios e residências. Para que tenhamos um Natal livre de acidentes, elaboramos algumas dicas para você…

Ler mais...

Dicas: o que fazer caso alguém seja atingido por um choque elétrico?

Sabemos que quem trabalha ou está em contato direto com a eletricidade, está sujeito a riscos, caso não esteja adequadamente protegido com os equipamentos de proteção individual. Algumas instruções que podemos seguir, caso se depare com uma situação assim: O principal é providenciar socorro médico imediatamente. Em acidentes com eletricidade,…

Ler mais...

Curiosidades: Dispositivo de Proteção de Surtos (DPS)

Você sabe o que são os dispositivos de proteção de surtos (DPS)? Surto elétrico é um fenômeno que pode ocasionar a queima de dispositivos elétricos e eletrônicos. Você sabe qual a melhor maneira para proteger seus equipamentos nesta situação? Os DPS são equipamentos fundamentais nas instalações elétricas, ligados entre as…

Ler mais...

ATENÇÃO: Bandeira Tarifária Em Setembro Permanece Vermelha

O sistema de bandeiras tarifárias, criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é bem simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2), indicam se a…

Ler mais...

Curiosidades: tomadas de três pinos são seguras?

Uma questão que gerou bastante dúvida… afinal, o novo modelo de tomadas adotados no Brasil, é realmente mais seguro que o modelo antigo? Visto que no Brasil existiam vários tipos de tomadas e plugues diferentes, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) criou a norma NBR 14136 que se refere…

Ler mais...

Cuidados que podem salvar o inverno: atenção ao modo Stand-by

Sabe aquela luz vermelha ou verde que fica acesa continuamente em alguns aparelhos eletroeletrônicos? Ela está indicando que o seu aparelho está em modo “stand-by”. Apesar de não estar em uso, o aparelho está consumindo energia elétrica da mesma forma. Inicialmente, pode parecer irrelevante se for comparada ao consumo total…

Ler mais...

Disjuntor desarmando: Erros Comuns em Instalações Elétricas

Este erro é clássico e você certamente já ouviu falar de alguma casa que assim que liga o chuveiro, o disjuntor desarma. Este problema ocorre em função da falta de distribuição de circuito e de um levantamento de carga adequado. Muitas vezes tentam resolver apenas aumentando a corrente do disjuntor…

Ler mais...

Emendas Mal feitas: Erros Comuns em Instalações Elétricas

Uma emenda mal feita pode causar aquecimento das instalações e consequentemente um aumento do consumo de energia elétrica, além de mal contato e a possibilidade de fuga de corrente nas instalações elétricas. Alguns problemas que são comuns identificar quando uma emenda não foi realizada da forma correta pelo responsável: Desperdício…

Ler mais...

Derivação: Erros Comuns em Instalações Elétricas

Quando profissionais não capacitados decidem realizar uma derivação em tomadas e interruptores, normalmente resulta em um erro muito frequente em instalações elétricas. Derivações onde o cabo encontra-se desencapado é estritamente proibida, embasada pela norma NBR 5410. Os cabos jamais podem ficar desencapados! Apresentam riscos a saúde e segurança. Para evitar…

Ler mais...

Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia 5 de Junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. De acordo com a WWF Brasil, o momento exige, mais do que nunca, ação. Neste ano, trouxeram como tema a “Poluição do Ar”, uma questão crítica tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana. É preciso agir…

Ler mais...

Cuidados que podem salvar o inverno: aquecedores

O preço de um aquecedor elétrico de ambiente é acessível, porém o consumo desses aparelhos assusta o consumidor. De acordo com uma avaliação do Idec, os irradiadores – aqueles com resistências incandescentes – são os mais eficientes. Isso porque transformam toda a energia que consomem em calor, que é irradiado…

Ler mais...

29 de Maio – Dia Mundial da Energia

29 de Maio ⚡️ Dia Mundial da Energia ⚡️   Você sabe como surgiu a data? Então… a partir de uma iniciativa da Direção Geral de Energia de Portugal em 1981, a data surgiu com o intuito de motivar a conscientização civil e política sobre a importância do uso eficiente…

Ler mais...

Cuidados que podem salvar o inverno: economia na geladeira

Existem muitas maneiras de economizar energia elétrica no inverno, sem abrir mão do conforto das temperaturas agradáveis dentro da sua residência. Por exemplo, é interessante buscar no manual de instruções do seu refrigerador, qual deve ser a temperatura exata para o uso nessa estação do ano. Como está mais frio…

Ler mais...

Cuidados que podem salvar o inverno: ferro elétrico

De acordo com o Instituto Akatu, uma ONG que trabalha em prol da conscientização e mobilização da sociedade para um consumo mais consciente… Se uma família diminuir a quantidade de roupas a serem passadas resultando em 35 minutos a menos por semana com o ferro ligado, ao final de um…

Ler mais...

Cuidados que podem salvar o inverno: Iluminação

O inverno está chegando e a A3E apresenta mais uma dica interessante de eletricidade e economia, para evitar sustos inesperados na conta de energia. ⚡️ Iluminação ⚡️ Durante o dia, aproveite mais a luz natural, abrindo as janelas e cortinas. Para as paredes e tetos, dê preferência para as cores mais claras,…

Ler mais...

Cuidados que podem salvar o inverno: chuveiro elétrico

O inverno está chegando e com ele o aumento do consumo de energia elétrica. 🥶💸 . Porém, A T E N Ç Ã O‼️ Existem algumas atitudes que podemos adotar para não extrapolar no consumo. ⚡️ Chuveiro elétrico ⚡️ Costuma ser o m.a.i.o.r consumidor de energia de uma casa durante o inverno. Na…

Ler mais...

Tempestades Elétricas: Para-raios podem evitar prejuízos

Rio Grande do Sul tem grande incidência de tempestades elétricas e, por isso, especialista alerta sobre problemas causados por elas. Estima-se que cerca de 50 milhões de raios caem no Brasil por ano e o Rio Grande do Sul juntamente com os estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul,…

Ler mais...

Fique atento aos riscos elétricos em casas e escritórios

Nas últimas décadas o aumento expressivo no número de equipamentos ligados às estruturas elétricas de casas e ou escritórios tem demandando um cuidado maior dos seus proprietários. Uma única pessoa utiliza diversos equipamentos que são alimentados pela energia elétrica, o que nos traz muita facilidade e praticidade no dia a…

Ler mais...

Energia Elétrica – Economizar é possível

Especialista ensina como transformar hábitos antigos em atitudes simples e econômicas. Um novo ano se inicia e com ele muitas promessas de mudança de costume. Em tempos de preços altos e dificuldades financeiras, economizar energia elétrica passa a ser uma destas atitudes. O engenheiro elétrico da A3E Engenharia, Jacir Vicente…

Ler mais...

Cuidados que podem salvar o verão

O verão já começou e o forte calor dos últimos dias é um convite para as atividades de lazer, como acampamentos e banhos de piscina. Clubes, campings ou parques aquáticos já recebem os visitantes, principalmente nos finais de semana, porém àqueles que procurarem esses locais, seja para acampamento ou apenas…

Ler mais...
[/vc_column][/vc_row]