O agronegócio conquistou seu lugar na economia. No Brasil representa uma fatia significativa do PIB, garantindo e sustentando crescimento ano a ano com safras recordes e exportações em alta.
Muita tecnologia está envolvida para que os índices de produtividade cresçam a cada nova safra, são novos implementos agrícolas, novas tecnologias de controle de pragas, fertilização inteligente… Porém, pouco se trabalha com a eficiência da energia elétrica no campo. Um pouco porque a energia elétrica é subsidiada e entorno de 10 a 15% mais barata que nas zonas urbanas, devido a lei. Isso implantou uma cultura de que ter a energia elétrica é importante, mas buscar formas eficientes de utilizá-la ficou em segundo plano.
O grande critério para tomada de decisão é o preço e nesta hora o (homem de negócios do campo), por falta de mais informações sobre o tema, contrata serviços pouco especializados e por vezes paga mais, sem ao menos perceber. Instalações subdimensionadas e emendas mal feitas podem gerar superaquecimento nas instalações, funcionamento degradante dos motores, etc…
Não atinge performance dos equipamentos comprados, podem ocasionar acidentes como incêndios e choques elétricos e podem gerar um desperdício de até 30% na energia elétrica. Assim fica claro que o barato sai caro, pois o subsídio entre na energia elétrica pode estar sendo consumido pelo desperdício nas instalações.
Mesmo em momentos de crise econômica, o setor do agronegócio tem conseguido se destacar. E um dos segredos é justamente abraçar novas tecnologias que contribuem para o aumento da produtividade, a adoção de boas práticas agropecuárias e de gestão da propriedade rural, e para a inserção competitiva dos produtores rurais nos diferentes mercados consumidores. Um sistema conectado à rede poderá atender toda a demanda de energia de uma casa ou propriedade rural, independentemente do tipo de consumo: seja ele um bombeamento, motores, ordenha, iluminação ou aparelhos eletroeletrônicos.
O primeiro passo é solicitar um orçamento com uma empresa especializada. E aí, vamos economizar gerando energia pra sua propriedade?
Equipe A3E Engenharia e Energia Solar